PLANEJAR A AULA DE HISTÓRIA PARA UM ENSINO/APRENDIZAGEM SUBSTANTIVO (A PRÉ-PRODUÇÃO)
Palavras-chave:
Plano de aula. Planejamento. Didática da História. Ensino-aprendizagem de História.Resumo
A partir da cultura escolar acumulada e das leituras relativas podemos dividir uma aula em três momentos: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Cada um constituído por procedimentos específicos mas que não se isolam do processo geral em que elas dialogam com toda a formação do professor, desde o momento de sua experiência escolar ao período de formação e de atuação profissional, bem como à formação continuada. O planejamento deve estar sempre e constantemente em produção. De certa forma, é preciso que o capital cultural (PESAVENTO, 2003) do professor se faça circular (BARTHES, 2007) durante todas as suas aulas, assim como os saberes profissionais adquiridos ao longo da prática cotidiana em sala (MONTEIRO, 2010). O planejamento deve passar também pela especificidade disciplinar do conhecimento histórico, em suas dimensões teóricas e metodológicas. Deve pressupor uma revisão historiográfica do tema e deve se orientar não somente para a palestra e enunciação do conhecimento, mas para a própria pesquisa, sistematização e comunicação do conhecimento histórico no novo espaço em que circula (entre as crianças e jovens). Aqui, objetivamos contribuir para a reflexão sobre alguns procedimentos e saberes a serem mobilizados durante as etapas de uma aula envolvendo, para além das questões pedagógicas, os aspectos teóricos e metodológicos da escrita da história, à luz das recentes discussões sobre a Didática da História (RUSEN, 2007; BERGMANN, 1990), em específico.Downloads
Publicado
2013-12-11
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