PLANEJAR A AULA DE HISTÓRIA PARA UM ENSINO/APRENDIZAGEM SUBSTANTIVO (A PRÉ-PRODUÇÃO)

Autores

  • Euzebio Fernandes de Carvalho Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Porangatu
  • Ordália Cristina Gonçalves de Araújo Universidade Estadual de Goiás, Jussara, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Plano de aula. Planejamento. Didática da História. Ensino-aprendizagem de História.

Resumo

A partir da cultura escolar acumulada e das leituras relativas podemos dividir uma aula em três momentos: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Cada um constituído por  procedimentos específicos mas que não se isolam do processo geral em que elas dialogam com toda a formação do professor, desde o momento de sua experiência escolar ao período de formação e de atuação profissional, bem como à formação continuada. O planejamento deve estar sempre e constantemente em produção. De certa forma, é preciso que o capital cultural (PESAVENTO, 2003) do professor se faça circular (BARTHES, 2007) durante todas as suas aulas, assim como os saberes profissionais adquiridos ao longo da prática cotidiana em sala (MONTEIRO, 2010). O planejamento deve passar também pela especificidade disciplinar do conhecimento histórico, em suas dimensões teóricas e metodológicas. Deve pressupor uma revisão historiográfica do tema e deve se orientar não somente para a palestra e enunciação do conhecimento, mas para a própria pesquisa, sistematização e comunicação do conhecimento histórico no novo espaço em que circula (entre as crianças e jovens). Aqui, objetivamos contribuir para a reflexão sobre alguns procedimentos e saberes a serem mobilizados durante as etapas de uma aula envolvendo, para além das questões pedagógicas, os aspectos teóricos e metodológicos da escrita da história, à luz das recentes discussões sobre a Didática da História (RUSEN, 2007; BERGMANN, 1990), em específico.

Biografia do Autor

  • Euzebio Fernandes de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Porangatu
    Atuo no ensino superior de Didáticas, Práticas e Estágios em História, na Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Porangatu (Norte Goiano). Fiz mestrado em História (PPGH/UFG/2008) com pesquisa sobre os sentidos da devoção a "Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", na Cidade de Goiás (fim do XIX/início XX). Cursei especialização em Formação de Professores e História Cultural (UCG/2005). Graduei-me em História, com licenciatura e bacharelado (UCG/2002). Minha área de interesses e atuação profissional (ensino, pesquisa e extensão) volta-se para os Ensinos/aprendizagens dos conhecimentos e saberes históricos com concentração em: a) Didática da História (na reflexão meta-teórica de origem alemã); b) Educação Histórica; c) Estágio reflexivo em história; d) História e Linguagens (cinema, música e literatura); e) Histórias das africanidades brasileiras; f) História de Goiás.

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Publicado

2013-12-11

Edição

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