O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO MEDIADOR PARA CONSCIÊNCIA CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Ensino de história. Livro didático. Cidadania.Resumo
É sabido que o livro didático no meio escolar não deve ser visto apenas como sendo uma ferramenta de práticas pedagógicas para organização de ensino-aprendizagem, mas como veiculo de ideologias políticas, sociais, econômicas e culturais que constituem conteúdos históricos para o aprendizado dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise da coleção didática Conexões com a História (ALVES; OLIVEIRA, 2010) de modo a verificar suas contribuições para uma aproximação do ensino de história com a formação da consciência cidadã no alunado. Para isso será elencado pontos, no material citado, que permitirão um estudo analítico e reflexivo sobre seu uso em sala de aula, constituindo ferramenta auxiliadora em debates para práticas da cidadania. O resultado esperado neste trabalho é o de poder identificar as formas pelas quais o professor pode vir a trabalhar os conteúdos historiográficos presentes na coleção didática, de modo que, os estudantes sejam levados a refletir acerca da importância no exercício da cidadania em sociedade.Downloads
Publicado
2014-01-26
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