MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS AFRODESCENDENTES E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Carla Maria de Almeida
  • Larissa Bagano Dourado

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Ensino, Negro, Religião.

Resumo

Com a aplicação da Lei 10.639/2003 a temática da história e cultura afro-brasileira tornou-se conteúdo obrigatório nos estabelecimentos oficiais de ensino do Brasil. Esta, fora criada, após uma longa trajetória de luta do movimento negro, frente à necessidade de implementação de ações afirmativas que possibilitassem a todo o brasileiro e alunado o conhecimento e reconhecimento da história, memória, identidade e diversidade da sociedade, destacando-se assim, povos que fizeram parte de sua construção e que tiveram sua participação e importância renegadas na história nacional: os nativos e os povos africanos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da importância do ensino das manifestações religiosas afrodescendentes como forma de resistência e portadoras da história e cultura do continente negro. Adotando uma análise bibliográfica como metodologia, propomos fazer uma reflexão acerca da necessidade de incluir nas práticas pedagógicas o ensino da cultura e religião enquanto resistência negra, sendo imprescindível para a desconstrução de um estereótipo, bem como para compreensão da influência que a população negra tem na sociedade, conscientizando o alunado de que o povo negro tem história, memória e tradições culturais e religiosas.

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Publicado

2014-01-26

Edição

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