A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS NA CONSCIENTIZAÇÃO HISTÓRICA: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO AUGUSTO PERILLO

Autores

  • Rone Carlos Bernardo Soares
  • Cleusa Teixeira de Sousa
  • Cleusa Teixeira de Sousa

Resumo

A consciência histórica é sem duvida o objeto mais importante no ensino de história. O aprendizado histórico torna-se facilitador mediante as atividades da consciência sobre os quais se funda a referência da história enquanto disciplina. Os processos de pensamento e de formação estruturadoras de consciência são cruciais no aprendizado da disciplina. Utilizaremos nesta pesquisa, a experiência da visita e da pesquisa relacionada ao Museu das Bandeiras/ Casa de Câmara e Cadeia de Goiás, como estratégia de ensino de História para os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual João Augusto Perillo, uma vez que foi constatada essa carência na disciplina de História. Esse artigo tenta levantar algumas alternativas mais atrativas para despertar o interesse desses educandos, com isso ter o intuito de proporcioná-los a conscientização do valor do patrimônio histórico e, por conseguinte, facilitar a aproximação estre o ensino e o cotidiano dos alunos. Utilizaremos, portanto, este artigo como fonte de memória que visará aguçar os discentes na construção de uma consciência histórica positiva. Com a visitação ao Museu, possibilitará despertar a vontade, o interesse e a curiosidade dos alunos, em conhecer novos conceitos e, por conseguinte desenvolver a consciência histórica.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

New Section Title Here