O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - O ENSINO DE HISTÓRIA NA INTEGRAÇÃO COM AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Autores

  • Kaique Alves de Sousa
  • Maria Olinda Barreto

Palavras-chave:

Mídias e Tecnologias, educação, Ensino de História, ensino-aprendizado.

Resumo

Partindo das leituras de KARNAL (2005), FONSECA (2003) e PIMENTA (2012), o presente projeto visa ressaltar a expectativa enquanto professor em formação, cursando o segundo ano de licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá preste a inserir no âmbito do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental ou Médio, implicado por algumas questões moduladoras: Diante dos aspectos que influenciam ou não o ensino esta comunicação lança as seguintes questões: qual o papel da tecnologia na educação? Quais os desafios atuais da História enquanto disciplina, considerando as mídias e as novas tecnologias? O desafio de integrar as novas tecnologias ao processo educacional foi vencido? E quanto ao abismo digital? Acreditamos que, ao passar por esse período, surgem os questionamentos anteriores, essenciais para o entendimento da problematização do ensino de História e sua prática no século XXI. Partindo deste pressuposto, compete conhecer a proposta de ensino de História no âmbito do Estado, a forma como a disciplina é trabalhada na interação com as mídias e tecnologias e qual a receptividade por parte dos alunos dos recursos digitais.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

New Section Title Here