O USO DA LITERATURA NA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA: A ARTE LITERÁRIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA

Autores

  • João Pedro Pereira Rocha

Palavras-chave:

Ensino de história. Literatura. Metodologia

Resumo

Tendo em vista a necessidade ou mesmo exigência de algumas instituições escolares para implantação de projetos de ensino aprendizagem cada vez mais interdisciplinar, é notável a existência de vários segmentos do conhecimento e das artes que auxiliam esse tipo de trabalho nas aulas de história, nesse sentido a literatura pode ser vista em posição de destaque. O objetivo deste trabalho é analisar e indicar algumas formas pelas quais o professor de história pode vir a trabalhar o conhecimento literário de modo a facilitar o acesso ao conhecimento histórico por parte do alunado. Para isso é levantado um estudo e discussão sobre alguns movimentos literários e suas possíveis contribuições para o entendimento de conteúdos tradicionais nas aulas de história. O trabalho identifica as formas pelas quais o professor de história pode vir a fazer uso do conhecimento literário, de modo a tornar suas aulas, que facilmente podem ser monótonas, em momentos de reflexão e discussão sobre sociedades e períodos que muitas vezes fogem ao entendimento dos estudantes.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

New Section Title Here