AS POSSIBILIDADES DE USO DO CINEMA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA
Palavras-chave:
Cinema, Ensino, História Indígena.Resumo
As produções cinematográficas têm sido usadas por professores de história desde o século XIX; mesmo não sendo uma novidade tanto para historiadores como professores, a relação entre ensino de história e cinema é problemática. Inicialmente, os filmes não eram usados, por a tradição positivista acreditar que, por serem ficção e não uma produção escrita, não seriam fontes nem para os historiadores, nem para os professores. Essa concepção foi alterada, porém, ainda hoje, o uso do cinema precisa ser pensado, uma vez que a sua utilização ainda permanece aquém de suas possibilidades. Assim, pretendemos analisar como esse recurso pode contribuir com o ensino da História Indígena, já que, desde o início do cinema no Brasil, contamos com imagens dos grupos indígenas nessas produções e a sua análise contribuirá certamente para a mudança de postura dos sujeitos em relação aos indígena, ao desvendar as narrativas para além do filme. Nossa análise terá como foco o filme Xingu, lançado em 2012, cuja narrativa se desenvolve a partir da trajetória dos irmãos Villas Boas e da criação do Parque Indígena do Xingu, identificando as possibilidades de uso dessa obra para o ensino da temática.Downloads
Publicado
2014-02-03
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