AS POSSIBILIDADES DE USO DO CINEMA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA

Autores

  • Roseli Martins Tristão Maciel UEG
  • Maria Geralda de A. Moreira Universidade Estadual de Goiás Iporá, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Cinema, Ensino, História Indígena.

Resumo

As produções cinematográficas têm sido usadas por professores de história desde o século XIX; mesmo não sendo uma novidade tanto para historiadores como professores, a relação entre ensino de história e cinema é problemática. Inicialmente, os filmes não eram usados, por a tradição positivista acreditar que, por serem ficção e não uma produção escrita, não seriam fontes nem para os historiadores, nem para os professores. Essa concepção foi alterada, porém, ainda hoje, o uso do cinema precisa ser pensado, uma vez que a sua utilização ainda permanece aquém de suas possibilidades. Assim,  pretendemos  analisar  como  esse  recurso  pode  contribuir  com  o  ensino  da História Indígena, já que, desde o início do cinema no Brasil, contamos com imagens dos grupos indígenas nessas produções e a sua análise contribuirá certamente para a mudança de postura dos sujeitos em relação aos indígena, ao desvendar as narrativas para além do filme. Nossa análise terá como foco o filme Xingu, lançado em 2012, cuja narrativa se desenvolve a partir da trajetória dos irmãos Villas Boas e da criação do Parque Indígena do Xingu, identificando as possibilidades de uso dessa obra para o ensino da temática.

Biografia do Autor

  • Roseli Martins Tristão Maciel, UEG
    Mestre em História, Professora do curso de História da Unidade de Ciências Sócio-Econômicas de Anápolis; Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRJ

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Publicado

2014-02-03

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