VOZES DO NORTE
relatos de mulheres negras e indígenas da cidade de Manaus – Amazonas
Palavras-chave:
vozes do Norte;, relatos pessoais, mulheres negras e indígenas., Vozes FemininasResumo
Este trabalho tem como principal objetivo trazer relatos de mulheres negras e indígenas da cidade de Manaus — Amazonas, os quais são analisados a partir dos textos de autoras como Chimamanda (2009), Gloria Anzaldúa (2000), Conceição Evaristo (2020), Aparecida de Jesus (2014), Bell Hooks (2013) e Silvia Wynter (2021), com as quais tive contato na disciplina do mestrado Vozes Femininas. Foi nessa disciplina que compreendi a importância das nossas experiências individuais para a promoção de reflexão e mudança na sociedade. Assim, pensando em como falar sobre as minhas vivências — já no mestrado — foi essencial para mim enquanto pessoa e pesquisadora, busquei uma troca mais profunda de experiências com três grandes amigas, que vieram a ser as participantes desta pesquisa: uma mulher negra e duas indígenas. No decorrer do texto, intercalo os depoimentos dessas mulheres, bem como alguns meus, no que diz respeito às suas infâncias, adolescências e vidas adultas sendo corpos indígenas e negros numa sociedade ainda muito racista, elaborando uma conversa entre os relatos e tendo como respaldo principal as autoras acima citadas, com o intuito de mostrar a necessidade dessas trocas e motivar outras pessoas a fazer esse exercício de partilha, reflexão e mudança.
Referências
ADICHE, Chimamanda. Chimamanda Adiche: O perigo de uma história única. TED, 2009.
Disponível em: https://youtu.be/D9Ihs241zeg?si=SdxIud1QUjL3Wj-T
ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos feministas. v. 8. 1º semestre de 2000.
BISPO, Antônio. Colonização, quilombos: modos e significados. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI. Brasília, 2015.
Emicida. Ismália. Laboratório fantasma, 2019.
Disponível em: https://youtu.be/4pBp8hRmynI?si=0suOoTf42svWlAW3
EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo — Escrevivência. Leituras brasileiras, 2020.
Disponível em: https://youtu.be/QXopKuvxevY?si=-_PFbw7_PKDnAyiO
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN. São Paulo, v. 6, n. 14, p. 236-263, jul./out. 2014.
FREITAS, Larissa Menezes de. Acadêmicos indígenas nas universidades do Estado do Amazonas: um estudo na perspectiva etnolinguística. Revista Ulbra. São Paulo. v. 26 n. 68, out./dez. 2024.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo, 2013.
WYNTER, Silvia. Nenhum humano envolvido: carta aberta a colegas. In: Hortence J. Spillers. Pensamento negro radical. Crocodilo. São Paulo, 2021.