A AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • DEBORA COUTINHO DA SILVA Universidade do Estado da Bahia UNEB
  • KEILA MENDES DOS SANTOS

Palavras-chave:

Aprendizagem da habilidade oral, Autonomia, Língua Inglesa

Resumo

Este trabalho discorre sobre a autonomia de graduandos de Letras Língua Inglesa e teve como objetivo analisar o papel que a autonomia desempenha no desenvolvimento da habilidade oral e na formação dos futuros docentes, de maneira a contribuir positivamente com o aprendizado de língua inglesa (LI). Considerando a importância de se compreender as diferentes variáveis que influenciam a autonomia dos estudantes ao se expressar oralmente na referida língua, este estudo partiu do seguinte questionamento: como a autonomia pode influenciar no processo de desenvolvimento da habilidade oral em língua inglesa? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e narrativas. Os dados coletados foram interpretados seguindo os princípios da análise de conteúdo, em consonância com o embasamento teórico da pesquisa, pautado em conceitos centrais como autonomia (Paiva, 2006; Simas, Couto, Souza, 2021; Nicolaides, 2003), fluência (Belém, 2012) e estratégias para desenvolvimento da oralidade (Teixeira, 2017). A análise contribuiu para a compreensão das percepções dos graduandos sobre o processo de aprendizagem autônoma da oralidade em língua inglesa, evidenciando os desafios, fatores interligados à motivação e as estratégias utilizadas por eles para a construção de sua autonomia. O estudo apontou que o desenvolvimento da autonomia é um processo desafiador, mas gratificante. Ao adotar estratégias adequadas, o estudante pode se tornar um aprendiz mais autorresponsável, confiante e proficiente na comunicação oral em inglês. Os resultados desta pesquisa mostraram-se relevantes para aprendizes de inglês, professores em formação e docentes em exercício, pois apontam caminhos para lidar com os obstáculos da aprendizagem de uma segunda língua, com ênfase na expressão oral em LI.

Biografia do Autor

  • DEBORA COUTINHO DA SILVA, Universidade do Estado da Bahia UNEB

    GRADUADA EM LETRAS LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB (2024). EM CONSTANTE APRIMORAMENTO, CURSA SIMULTANEAMENTE PÓS-GRADUAÇÕES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL - UNINTER. 

  • KEILA MENDES DOS SANTOS

    Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutora em Educação

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELÉM, Breno de Campos. Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês. Belém-PA: Universidade Federal do Pará (UFPA), 2012.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.

NICOLAIDES, Christine Siqueira. A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico. 2003. Tese (Doutorado) – Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

MARZARI, Gabriela Quatrin; KADER, Yasmim Naif Amin Mahmud. Autonomia do aprendiz na aprendizagem de segunda língua. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v. 7, n. 14, p. 121-128, 2014.

PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Autonomia e complexidade. Revista Linguagem & Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.

SALBEGO, Nayara Nunes; TUMOLO, Celso Henrique Soufen. Autonomia na aprendizagem de línguas em EaD: percepção de alunos com relação ao desenvolvimento das quatro habilidades em inglês. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. 2014. p. 1820-1834.

SIMAS, Chaiany Nazário; DE JESUS COUTO, Leda Regina; SOUZA, Jamily Vasconcelos Caribé. Aprendizagens em Língua Inglesa: estratégias e autonomia. Claraboia, n. 15, p. 108 129, 2021.

TEIXEIRA, Patrícia Capelett. Habilidade de comunicação e autonomia no ensino de Língua Inglesa. Temas & Matizes, v.11, n. 21, p. 115-126, 2017.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Aprendizagem de língua inglesa: das dificuldades à autonomia. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 9, n. 33, p. 42-53, 2010.

Downloads

Publicado

2026-01-29