ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA: APRENDIZAGENS,VIVÊNCIAS E REFLEXÕES
Resumo
Sobretudo, o relato a seguir apresentará uma pequena parcela devidamente resumida de uma experiência realizada no Colégio Joaquim da Silva Moreira em Itapuranga - GO, com o intuito de vivenciar as dinâmicas e atividades que ocorrem no espaço escolar. Para assim, adquirir experiência, conhecimento e se familiarizar com a rotina e realidade presente dentro da escola. O Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de licenciatura de Geografia ocorreu ao longo dos meses de Abril a Junho de 2025, no qual foram realizadas observações nas aulas de geografia do 6º ano ao 9º ano, nos turnos da manhã e da tarde. Além disso, também foram desenvolvidas outras atividades propostas para a finalização da carga horária do Estágio, como: monitoria escolar, desempenhou-se um auxílio com ajuda em eventos ocorridos no âmbito escolar; monitoria docente, onde efetuamos uma atividade juntamente com o professor, na busca de uma aprendizagem significativa com atividades lúdicas e dinâmicas; observações do espaço escolar, realizadas com o objetivo de entender a relação entre espaço escolar e a vivência dos alunos, e também analisar os documentos institucionais do colégio; entrevistas feitas com o diretor da escola e o docente que rege o componente curricular de geografia para compreender suas perspectivas e opiniões em relação ao meio escolar, e absorver suas experiências relatadas para aprimorar nosso treinamento para exercer nosso cargo de futuros professores no âmbito escolar. Todo esse período vivenciando diretamente o Estágio, trouxe resultados positivos que contribuirão em nossa formação acadêmica. Com isso, foi-se obtido experiência, conhecimento e ensinamentos através dessas vivências, pois, no meio acadêmico de um curso de licenciatura, os discentes normalmente ficam limitados somente à teoria e concepções de como é a Rede de Ensino no geral. Entretanto, quando saímos do estudo teórico trabalhado ao longo de meses na universidade e ingressamos no âmbito escolar, adquirimos outro olhar para o que então só havíamos trabalhado teoricamente no meio acadêmico. Atualmente, no contexto escolar, é bastante evidente a existência de diversos desafios, obstáculos e dificuldades que os profissionais da educação vêm enfrentando para que o espaço escolar seja um ambiente no qual o estudante possa ter uma educação de qualidade. Mesmo que, em contrapartida, o governo de Goiás se preocupe mais com números obtidos através de provas externas, do que uma aprendizagem significativa de qualidade. Vale ressaltar também, mesmo com essas dificuldades enfrentadas na rede de ensino, a geração atual de estudantes não contribui para que haja um ensino mais harmônico. Também é bastante perceptível o déficit no interesse dos alunos na aprendizagem, na falta de colaboração, no desrespeito com os professores que no ambiente escolar, deveria ser visto como uma certa figura de autoridade, pois afinal, o professor é o mediador do conhecimento. Por consequência disso, o docente tende a ter dificuldades durante a realização de suas aulas, o fluxo e o processo de ensino-aprendizagem é constantemente interrompido. Diante aos fatos relatados anteriormente, conclui-se que, o Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Geografia contribuiu imensamente para que nós, enquanto discentes em formação, tivéssemos uma aprendizagem, uma vivência e experiência na prática no âmbito escolar, para assim, nos familiarizarmos com o modo como ocorrem no meio escolar. Dessa forma, saindo do abstrato e indo para o concreto.