DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFG-JATAÍ COM O USO DE IMAGEM E DESENHO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Eduardo Assis Carvalho
  • Marcos Roberto França da Silva
  • Eduardo de Moraes Andrade

Palavras-chave:

Ensino. História. Desenho. Imagens.

Resumo

Essa comunicação discorrerá sobre alguns resultados já esboçados por meio de uma atividade desenvolvida no PIBID do curso de História da UFG/Jataí – na escola-campo Escola Municipal Professor Luziano Dias – tendo como proposta/experiência o uso de imagens e a atividade do desenho no ensino de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. A imagem está claramente presente em nosso cotidiano, e se bem utilizada, pode ser uma eficaz ferramenta de ensino à disposição do professor. Nesse sentido, foi realizada uma atividade de confecção de um mural, utilizando dos desenhos produzidos pelos alunos e recortes de imagens encontradas em revistas. O objetivo do trabalho foi o de desenvolver um diálogo dos estudantes com os conteúdos, por via das representações que eles faziam dos temas estudados utilizando da linguagem iconográfica. O mural (localizado no pátio da escola) faz parte da “cultura escolar”, sendo uma ferramenta de ensino-aprendizagem bastante requisitada, sendo assim, seu uso pode se tornar uma ferramenta útil no ensino de História através da união dos quesitos “criatividade” e “historicidade”. Assim, o mural se constitui como uma ferramenta com a qual pode-se “escapar um pouco” do tradicional ensino em sala de aula, dialogando com outras linguagens além do livro didático, possibilitando a construção/problematização/interpretação dos conteúdos estudados. Os resultados desta atividade se materializam nas representações dos alunos em seu próprio desenho, na sua curiosidade em conceber os detalhes e buscar os significados, ou mesmo no que “inconscientemente” é apresentado em sua arte. Essa prática aproxima o estudante do conteúdo de História, mostrando que esse conhecimento também faz parte de construções e cujas imagens, como representações, também lhes servem como fontes.

 

Downloads

Publicado

2014-01-26

Edição

Seção

New Section Title Here