A Interculturalidade crítica e o Ensino de História:

aporte educacional para a formação docente

Autores

  • João Victor Xavier Biggi Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS - UFU)

Palavras-chave:

História e Cultura Indígena; Ensino de História; Interculturalidade crítica; Pedagogia decolonial.

Resumo

O presente relato apresenta o resultado da construção e da efetivação de uma roda de conversa introdutória sobre os conceitos de Interculturalidade crítica e de uma Pedagogia decolonial, considerando seus possíveis usos em sala de aula, seja na Educação Básica ou na Educação Superior. Buscamos, aqui, refletir como essas percepções e conceituações podem auxiliar como referencial para a elaboração de estratégias didáticas que alcancem o cumprimento da Lei 11.645/08 e, assim, ocorra, de maneira integral, o Ensino de História e de Cultura Indígena em meios educacionais e acadêmicos. Mostramos como é importante levar em conta os saberes e as significativas contribuições de intelectuais e pesquisadores indígenas e decoloniais que buscam, constantemente, o rompimento epistemológico com os preceitos e determinações colonizadores e eurocêntricos, para amparar a formação basilar de docentes em História, em todos os âmbitos educativos e pedagógicos, até então inseridos em uma sociedade pautada pelo racismo e pelo apagamento histórico e cultural de seus povos originários.

Biografia do Autor

  • João Victor Xavier Biggi, Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS - UFU)

    Graduando do Curso de Licenciatura em História do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS - UFU), Uberlândia-MG. joao.biggi@ufu.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7501166896313099.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

BIGGI, João Victor Xavier. A Interculturalidade crítica e o Ensino de História:: aporte educacional para a formação docente. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16303. Acesso em: 8 dez. 2025.